Alunos das Escolas em Tempo Integral de Itaperuna têm atendimento médico na escola.

Nesta terça-feira (26), marcou um momento especial para os alunos das Escolas em Tempo Integral de Itaperuna, com o início do atendimento médico diretamente nas instalações escolares. Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde, visando promover um cuidado mais abrangente e próximo à saúde dos estudantes.

O Protocolo para encaminhamento de alunos da rede pública Municipal de ensino para atendimento médico na Atenção Primária à Saúde e Rede de Urgência e Emergência foi instituído com o objetivo de proporcionar uma abordagem eficiente e cuidadosa para identificar e encaminhar alunos que necessitem de avaliação médica.

Durante o primeiro dia de atendimento, os alunos tiveram a oportunidade de passar por consultas de rotina, garantindo assim uma melhor saúde e bem-estar. Essas consultas fazem parte de um conjunto de procedimentos previstos no protocolo, que incluem a identificação de sintomas pelos professores e demais servidores das escolas, a comunicação com os pais/responsáveis, a avaliação inicial pelo profissional de saúde, entre outros passos essenciais.

Uma das particularidades desse protocolo é a presença periódica do médico na escola para realizar os atendimentos, proporcionando praticidade e acesso facilitado aos cuidados de saúde. Além disso, em casos de necessidade de encaminhamento para especialistas ou serviços de urgência, o protocolo define procedimentos claros e ágeis para garantir o suporte necessário aos alunos.

Comunicação SEMED