Secretaria Municipal de Educação e Vigilância Ambiental unem esforços no combate à dengue nas escolas de Itaperuna.

Em meio ao preocupante aumento de casos de Dengue no Brasil, a Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna, em parceria com a Vigilância Ambiental em Saúde do município, está intensificando suas ações preventivas, agora direcionadas especificamente às escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é conscientizar os alunos sobre a importância do combate à Dengue e envolvê-los ativamente nesse processo.

Uma das estratégias adotadas é a realização de palestras dinâmicas pela equipe da Vigilância Ambiental em Saúde, que visita as escolas para transmitir informações essenciais sobre a Dengue e suas formas de prevenção. Durante esses encontros, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre os sintomas da doença, os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e a importância de manter o ambiente escolar e doméstico livre de criadouros.

O Secretário Municipal de Educação, Olliver Barros, ressalta a relevância dessa parceria e o papel fundamental das escolas no enfrentamento dessa epidemia. “Nossa missão vai além do ensino acadêmico. Estamos formando cidadãos conscientes e responsáveis, e isso inclui cuidar da saúde coletiva. Ao trazer essa temática para dentro das escolas, estamos não só educando nossos alunos, mas também contribuindo para a proteção de suas famílias e de toda a comunidade”, destacou.

A conscientização e a educação continuam sendo ferramentas essenciais na batalha contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, e iniciativas como essa demonstram o compromisso da Prefeitura Municipal de Itaperuna em proteger a saúde e o bem-estar da população.

Comunicação SEMED