SEMED promove Formação em Educação Antirracista e a Cartilha Antirracista em Itaperuna.

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Itaperuna, no Rio de Janeiro, tem adotado uma postura progressista em sua abordagem pedagógica, enfatizando a importância da educação antirracista. Recentemente, a SEMED implementou uma série de iniciativas visando a formação contínua de educadores, uma delas é a adoção da “Cartilha Antirracista”.

A cartilha, formulada por meio da Escola de Formação Permanente, destaca a educação como um dos pilares essenciais na construção de uma sociedade inclusiva, justa e plural. Em um mundo onde as diversidades culturais e raciais se entrelaçam, a escola se posiciona como um espaço primordial para reflexão, discussão e desconstrução de preconceitos enraizados​​. Especificamente, a Educação Antirracista é entendida como um processo educacional que reconhece, desafia e combate as formas e expressões de racismo no ambiente escolar. Este processo inclui aprender sobre a história e cultura dos povos negros, bem como reconhecer e combater práticas e crenças discriminatórias​​.

A SEMED Itaperuna está alinhada com a legislação brasileira que orienta a educação antirracista. Leis como a Federal nº 10.639/03 e a nº 11.645/08 modificaram as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” e a inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos escolares​​. Além disso, a Lei nº 12.288/10, que institui o Estatuto da Igualdade Racial, também reforça esse compromisso​​.

A iniciativa da SEMED Itaperuna também contou com a participação de Israel Neto, da Editora Kitembo. Fundada em 2018 por Israel Neto, Anderson Lima e Aisameque Nguenge, a Editora Kitembo se destaca no cenário literário pelo foco no afrofuturismo e na multiplicação de vozes negras. Israel Neto, além de ser escritor e cofundador da editora, é também educador e músico, atuando no coletivo Literatura Suburbana​​​​. A Educação Antirracista é um papel de todos e requer compromisso, reflexão e ação. Através da educação, é possível formar cidadãos conscientes, críticos e ativos na luta contra todas as formas de discriminação racial​​. A iniciativa de Itaperuna mostra um caminho progressista e necessário para o ensino no Brasil.

Comunicação SEMED