Alunos realizam prova ensaio do Projeto Avalia para avaliação do SAEB.

Nessa quinta-feira (03) de agosto , a Secretaria Municipal de Educação – SEMED – proporcionaram aos alunos da rede municipal, um dia especial para educação, marcado pela prova do Projeto Avalia, um ensaio para avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, coordenado pela equipe do Ensino Fundamental 1.
Nossos estudantes se prepararam e vivenciaram o que acontecerá em novembro na aplicação oficial do SAEB.

Essa avaliação é um instrumento essencial para identificar os pontos frágeis e direcionar nosso fazer pedagógico , visando o aprimoramento contínuo da educação .
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O Projeto Avalia Mais tem por objetivo diagnosticar e acompanhar o desempenho dos alunos da rede municipal e estadual de ensino.

De acordo com o secretário de Educação, Olliver Barros , o projeto tem como foco alcançar a meta estabelecida pelo governador Cláudio Castro de melhorar a qualidade da educação básica no estado. Para isso, o projeto visa conhecer mais sobre o histórico educacional dos estudantes, bem como identificar detalhes da aprendizagem como, por exemplo, o que o aluno sabe, o que o aluno deveria saber e as expectativas do estudante em relação ao conteúdo. “Esse diagnóstico é importante para se reconhecer as causas, dificuldades e limitações de aprendizagem de cada aluno e, assim, melhorar os processos de ensino e aprendizagem durante o segundo semestre letivo para uma turma ou estudante específico”, ressalta Olliver Barros.

O secretário Municipal de Educação Olliver Barros fez um agradecimento especial a todos os envolvidos neste importante projeto.

“Ações como essa reforçam o compromisso dessas instituições com a educação integral dos alunos, que vai além do ensino formal, e a oportunidade que temos certeza de que muitas outras virão. Muito obrigado a toda equipe, pelo carinho com os nossos alunos”, agradece.

Fonte : Comunicação SEMED